FutebolTamanhos de bola de futebol – tudo o que você precisa saber

Tamanhos de bola de futebol – tudo o que você precisa saber

Quando olhamos para uma bola de futebol, é natural supor que ela só tem um formato e tamanho.

Na verdade, ao longo da história do futebol houve apenas uma forma e tamanho de bola de futebol, a menos que você conte as ‘laranjas’ que Pelé costumava ‘fazer malabarismos’ ou as ‘latas’ embrulhadas em um monte de trapos, com as quais Diego Maradona costumava brincar!

História e breve visão geral dos tamanhos de bola de futebol

O tamanho de uma bola de futebol era inicialmente o formato e o tamanho exatos da bexiga do porco com a qual ela era feita!

Além disso, até Charles Goodyear patentear a borracha vulcanizada em 1836 , este permaneceu o caso.

A primeira bola de futebol de ‘borracha’ feita em 1855 , seguida pela primeira ‘bexiga de borracha inflável’ em 1862.

Sendo aproximadamente equivalente a um tamanho 4 ou 5 moderno.

No entanto, à medida que a história avançava naturalmente, o ‘jogo bonito’ tornou-se mais popular e cada vez mais pessoas – desde crianças a mulheres queriam jogar o jogo, por isso a bola de futebol originalmente inspirada mudou e surgiram diferentes tamanhos de bola de futebol.

Neste artigo, daremos uma olhada nos tamanhos padrão das bolas de futebol atualmente existentes e nos dados demográficos típicos pelos quais elas são usadas.

Tamanho da bola de futebol:Circunferência:Peso:Grupo de idade:
Tamanho 568cm – 70cm410 – 450 gramasMaiores de 12 anos – 18+ – Profissional
Tamanho 463,5cm – 66cm350 – 390 gramasEntre 8 anos e 12 anos
Tamanho 361cm – 63cm 300 – 320 gramasEntre 5 e 8 anos
Tamanho 249cm – 52cm 250 – 280 gramas3 anos ou menos
Tamanho 142cm – 46cm 160 – 205 gramasQualquer idade

Tamanho 1

  • Tamanho: 42cm – 46cm (circunferência)
  • Recomendação de idade: 3 anos ou menos.
  • Peso: 160 – 170 gramas.

O menor tamanho de bola de futebol oficialmente reconhecido disponível para compra, esta bola é ideal para homens ou mulheres na infância.

Seja apenas para diversão das crianças, como uma ótima maneira de começar a desenvolver a coordenação visual e dos pés, ou como uma forma de verificar se você terá o próximo Neymar ou Marta como parte de sua família!

Este tamanho de bola de futebol é ideal para uma introdução precoce ao jogo.

Outros usos notáveis ​​deste tamanho de bola são que o jogador mais experiente pode usá-la para aperfeiçoar seu ‘toque’, técnica e controle geral da bola, já que uma bola menor é muito mais difícil de controlar.

Então, veja a nossa linha completa de bolas tamanho 1

Tamanho 2

  • Tamanho: 49cm – 52cm (circunferência)
  • Recomendação de idade: 3 a 5 anos.

Um pequeno avanço em relação à bola tamanho um, a bola tamanho 2 também é usada para introduzir jovens jogadores no jogo.

No entanto, também é usada como uma bola de prática de ‘habilidades’ e, na verdade, é melhor neste aspecto, pois tem um peso razoável entre 250 e 280 gramas.

Então não é mais um brinquedo. Embora clubes e empresas usem bolas desse tamanho tanto para lembranças quanto para marketing promocional.

Então, veja a nossa linha completa de bolas tamanho 2

Tamanho 3

  • Tamanho: 61cm – 64cm (circunferência).
  • Recomendação de idade: 5 – 8 anos.
  • Peso: 320 – 350 gramas.

A bola de futebol tamanho 3 é a menor bola usada em jogos ‘adequados’ da liga. Na verdade, é o tamanho da bola a partir do qual muitas equipas infantis e juvenis (Sub 6 em diante) começam a jogar oficialmente.

Um pouco maior e mais pesada do que uma bola tamanho 2, esse tamanho de bola é visto como uma ‘bola de referência’ para testar o quão bem um jovem jogador pode ser capaz de fazer a transição para as bolas maiores de tamanho 4 e tamanho 5, que são usadas em níveis profissionais.

Além disso, deve notar-se que embora esta bola não tenha o tamanho oficial para uma bola e jogo de ‘futsal’, utilizada nestes e/ou em campos de treino profissional.

Então, veja a nossa linha completa de bolas tamanho 3

Tamanho 4

  • Tamanho: 63,5cm – 66cm (circunferência).
  • Recomendação de idade: 8 – 11 anos.
  • Peso: 350 – 390 gramas.

Uma bola de futebol tamanho 4, projetada para preparar os jogadores para a bola de futebol tamanho 5 regulamentar, usada em partidas profissionais.

Os jogadores mais jovens, que não têm a força que terão nas pernas quando forem mais velhos, acharão mais fácil controlar e movimentar-se durante os treinos e partidas.

Além disso, devido ao peso mais leve que o tamanho 5, esta bola dará aos jovens mais velhos a opção de realmente começar e desenvolver as técnicas necessárias para executar uma ‘bola parada’ adequada, como um ‘escanteio’ ou uma ‘falta’.

Esta bola tamanho 4 dá aos jogadores alguns anos para se ajustarem à medida que ficam mais velhos, mais fortes e mais habilidosos.

Então, veja a nossa linha completa de bolas tamanho 4

Tamanho 5

  • Tamanho: 68cm – 70cm (circunferência).
  • Recomendação de idade: 12 anos ou mais.
  • Peso: 410 – 450 gramas.

Finalmente, chegamos ao tamanho comum de bola de futebol, usado universalmente em todo o mundo, principalmente a partir dos 12 anos de idade.

Desde ligas e torneios profissionais como Brasileirão, Estaduais, MLS, EPL, La Liga, Ligue one e Serie ‘A’ até uma série de torneios internacionais, incluindo a Copa do Mundo , este é o tamanho de bola obrigatório para uso.

Pesando entre 410 e 450 gramas, esta bola não é recomendada para faixas etárias mais jovens, pois é consideravelmente mais pesada que as bolas mencionadas acima. A razão é principalmente dupla:

  • É muito mais difícil de controlar devido ao seu peso e tamanho.
  • Pode causar lesões, pois os músculos dos jogadores mais jovens podem não estar suficientemente desenvolvidos para o peso e tamanho da bola.


Quando usadas em qualquer partida oficial, as bolas tamanho 5 devem ter o carimbo “FIFA Approved” ou “FIFA Inspected”.

Isto significa que foram testados e certificados quanto ao seu tamanho e peso oficiais e estão de acordo com as leis do jogo.

Então, veja a nossa linha completa de bolas tamanho 5

Você é fã de esportes ? Saiba mais nos links abaixo .

Aqui no Blog da Penalty falamos também sobre:

Futebol
Basquete
Volei
Beach tennis
Futevolei
Ciclismo
Beach Soccer
Futsal

Então, o artigo acima, nos dá uma ideia aproximada dos tamanhos da bola de futebol, que tipo de bola deve usar, em que idade e nível de jogo.

No entanto, isto não é de forma alguma “escrito em pedra” – aplica-se aqui um velho ditado do futebol; ‘se você é bom o suficiente, você tem idade suficiente’.

Então, agora que você já sabe tudo sobre os tamanhos da bola de futebol, aproveite os conteúdos do blog para estar sempre bem informado:

error: Content is protected !!