Chuteira de grama artificial versus chuteira de grama natural: qual é a diferença?
O futebol é jogado em muitas superfícies diferentes.
Isso pode tornar um pouco complicado encontrar a chuteira ou calçado certo.
Jogar futebol não é nenhuma ciência exata.
Distante da máxima de que o talento nasce com você ou você não o tem, alguns detalhes podem efetivamente melhorar o desempenho.
E um dos mais básicos está literalmente nos seus pés.
A chuteira é o único equipamento essencial para a prática do esporte.
Jogar com o tipo de calçado errado pode fazer a diferença não apenas na qualidade do futebol, como também no fato de se conseguir parar ou não em pé.
Por isso é tão vital acertar o tipo de chuteira para cada tipo de gramado.
Se ainda acha confuso entender as diferenças entre todos os tipos de chuteiras de futebol disponíveis.
Para te ajudar, compilamos todas as informações sobre cada tipo de chuteira de futebol.
Isto é especialmente verdadeiro para superfícies artificiais, como carpetes e grama artificial.
Campos de futebol artificiais são encontrados em ambientes internos e externos.
Use este guia para ajudá-lo a encontrar as chuteiras certas para a superfície artificial certa.
Que chuteiras de futebol você deve usar?
Existem cinco tipos de chuteiras de futebol:
1-Chuteiras de futebol para solo duro – Projetadas para solo completamente seco. 2-Chuteiras de futebol para todos os pisos – Projetadas para serem usadas em diversas superfícies diferentes. 3-Chuteiras de futebol para terreno firme – Projetadas para superfícies de grama “firmes” sob os pés. 4-Chuteiras de futebol para terreno macio – Projetadas para terrenos macios ou lamacentos. 5-Chuteiras de futebol de gramado artificial – Projetadas para serem usadas em grama sintética.
Embora esses sejam os cinco tipos principais de chuteiras , você pode encontrar algumas variações delas.
Veremos essas variações à medida que percorremos a lista.
Primeiro, vamos começar analisando por que existem diferentes tipos de chuteiras e depois explicarei quais são as diferenças e quando você deve escolher um tipo específico .
A razão para os diferentes tipos de chuteiras de futebol
Diferentes tipos de chuteiras de futebol estão disponíveis para fornecer a melhor opção de calçado para o tipo de superfície de jogo em que o jogo é disputado.
Por exemplo, chuteiras de futebol projetadas para solo duro terão travas muito mais curtas do que uma chuteira de futebol projetada para solo macio.
A razão para isso é que, quando você joga em solo macio, você precisa de travas mais longqs para aderir mais ao solo e proporcionar mais tração em uma superfície mais escorregadia.
O tipo de chuteira que você deve usar dependerá da superfície em que você está jogando.
Se você escolher as chuteiras erradas para a superfície errada, terá dificuldade para jogar com eficácia e enfrentará um risco maior de lesões.
O terreno em que você joga futebol é o fator mais importante na escolha das chuteiras de futebol .
O ideal é que você queira alguns conjuntos de chuteiras disponíveis para cada jogo.
O tamanho, formato e tipo de chuteira que você usa adequadas ao campo de jogo.
Por exemplo, o tempo chuvoso antes de você jogar pode levar a um campo lamacento e macio, e o tempo seco e ensolarado pode levar a um jogo em solo duro e empoeirado.
Usar o tipo correto de chuteira para a superfície de jogo deve proporcionar conforto e facilitar a interação adequada entre o pé e a superfície.
1 – Chuteiras de futebol de solo duro
As travas para solo duro, projetadas para uso em solo completamente seco e duro.
As chuteiras de futebol de solo duro consistem em 12 tachas circulares curtas distribuídas uniformemente na sola de uma chuteira.
O perfil curto das travas de solo duro oferece ao usuário uma quantidade eficaz de tração sem causar desconforto ao pé do jogador.
Ao se deparar com um campo de jogo que não recebe umidade há muito tempo, você deve considerar o uso de um par de chuteiras para solo duro.
Isso ocorre com mais frequência no auge do verão, quando não chove há semanas, ou em um solo poeirento e sujo que raramente absorve água.
Como o nome sugere, as travas para solo duro , adaptadas para uso em um campo de grama dura e seca ou em um campo com grama sintética com pouca ou nenhuma elasticidade na superfície.
As travas dessas chuteiras geralmente, posicionados em três seções:
Um grupo de quatro tachas perto dos dedos dos pés,
um grupo de quatro tachas entre a planta do pé e os arcos,
e um grupo de quatro tachas abaixo do calcanhar.
O objetivo é distribuir uniformemente o peso do jogador por toda a base do calçado, pois o solo duro pode ser desconfortável para os pés e joelhos do jogador.
Além disso, esteja ciente de que, embora as travas de solo duro pareçam semelhantes às travas de solo firme, elas são diferentes, como você descobrirá em um momento em que falarmos sobre as travas de solo firme.
2 – Chuteiras de futebol para todos os pisos
Estas chuteiras, projetadas especificamente usadas em diversas superfícies diferentes. Também conhecidas como chuteiras multiterrenos, essas chuteiras são eficazes em todos os tipos de campos de futebol, desde solo firme até solo artificial.
Devido à diversidade de campos de futebol em todo o mundo, desenvolvido uma mistura de solo firme e chuteiras artificiais em um único calçado.
Essas chuteiras permitem que os jogadores usem os mesmos calçados em grama natural e artificial, sem a necessidade de possuir dois pares de chuteiras de futebol.
Estas chuteiras de futebol oferecem uma combinação de travas laminadas e cônicos que se adequam tanto ao jogo em solo artificial quanto firme.
As chuteiras todo-o-terreno têm mais tachas do que a maioria dos outros tipos de presilhas.
Eles consistem em travas encurtadas e de baixo perfil que oferecem aderência adequada e distribuição de peso equilibrada em terreno firme e artificial.
Se você está pensando em comprar esse tipo de trava, esteja ciente de que as travas totalmente aterradas não oferecem pinos de metal e têm um perfil de trava encurtada.
O perfil encurtado da trava não é adequado para condições úmidas que exigem uma penetração mais profunda em solo macio.
Embora todas as travas de solo sejam ótimas se você tiver apenas um par de travas, lembre-se de que elas são boas na maioria das superfícies, mas não muito boas em nenhuma superfície específica.
3 – Chuteiras de futebol para terreno firme(também conhecidas como FG )
Quando você ouvir falar pela primeira vez sobre travas de solo firme, poderá presumir que elas são iguais às travas de solo duro.
Embora usados de forma intercambiável até certo ponto, a realidade projetados para condições ligeiramente diferentes.
As travas para solo duro devem ser usadas em solo completamente seco. Superfícies como grama muito seca ou superfícies de terra são perfeitas para isso.
No entanto, as chuteiras de futebol para terreno firme são melhores para superfícies de grama secas e “firmes” sob os pés, mas que ainda apresentam um pouco de umidade ou maciez no solo.
As chuteiras Firm Ground, ou FGs, estão entre as chuteiras mais populares e versáteis.
Também conhecidas como chuteiras de futebol moldadas, as FG oferecem tachas não removíveis que proporcionam tração e estabilidade nas superfícies de jogo mais comuns.
Eles apresentam dez a quinze tachas cônicas ou laminadas que se adaptam a campos gramados e superfícies mais duras, como terra ou solo congelado.
As travas FG também podem ser uma mistura dos dois tipos de tachas para maior versatilidade.
Os dois tipos de tachas têm vantagens específicas:
As tachas laminadas facilitam os movimentos laterais e são mais finos e pontiagudos. Isso oferece uma aderência aprimorada que é melhor do que as versões com pinos arredondados.
As tachas cônicas proporcionam menor penetração na superfície de jogo, o que oferece uma liberação rápida e facilita o giro no campo.
A maioria das chuteiras FG combina os dois tipos de tachas, com tachas de quatro lâminas sob o calcanhar e tachas arredondadas sob a frente do pé para facilitar o giro.
No entanto, eles proporcionam menos penetração do que as variedades de tachas metálicas adequadas para superfícies mais macias. Isso geralmente adequado para jogadores iniciantes devido à sua versatilidade, eficaz nos campos mais jogados.
Se você joga regularmente em terreno firme e planeja possuir apenas um par de chuteiras naturais, você deve escolher chuteiras de futebol para solo firme.
Esteja ciente de que, embora você possa ver jogadores usando chuteiras FG em solo artificial, isso é arriscado, pois podem causar lesões e propensos à deterioração neste ambiente.
Se a superfície artificial tiver um perfil mais alto , como grama artificial, você provavelmente poderá usar chuteiras FG . Não recomendado usar FG em superfícies TF .
4 – Chuteiras de futebol de solo macio
As travas de solo macio ou SGs (Soft Ground ) , melhor usadas em superfícies macias ou lamacentas. Este tipo de chuteira proporciona um alto nível de tração e possui tachas de metal mais longas que os jogadores podem desparafusar do chuteira.
As tachas afunilam em direção à parte inferior e, em comparação com as tachas de solo firme, são menores e mais longos.
As travas Soft Ground proporcionam uma penetração mais profunda na superfície de jogo e permitem girar em superfícies molhadas.
Se você joga regularmente em superfícies macias ou lamacentas, deve escolher chuteiras de futebol para solo macio.
Normalmente, as travas de solo macio terão apenas seis tachas, quatro na frente e dois sob o calcanhar. O design concentra a força descendente em menos pontos do que as travas de solo firme, proporcionando ao jogador melhor tração no solo.
Chuteiras de futebol na lama
As travas de solo macio são inadequadas para superfícies duras ou compactas porque a força do solo é transferida de volta para os pés em áreas concentradas.
Essas chuteiras geralmente vêm com tachas de plástico em vez de metal porque muitas ligas não permitem que os jogadores usem tachas de metal.
As chuteiras para solo macio são perfeitas para jogadores durante os meses de outono ou primavera, onde o solo pode ser mais macio.
Também são ideais para jogadores que procuram mudar as suas tachas de acordo com as condições de jogo e meteorológicas.
5 – Chuteiras de futebol artificial(também conhecidas como TF)
Você deve ter notado que os campos artificiais estão se tornando mais comuns.
Com esta popularidade crescente, as travas artificiais (ou AGs) tornaram-se mais facilmente disponíveis.
Como o nome sugere, as travas de solo artificiais são ideais para uma superfície sintética.
Como uma superfície artificial é relativamente dura, os AGs oferecem um número maior de pinos mais curtos na base. Isto reduz a pressão nas articulações e joelhos no solo artificial mais duro.
As chuteiras de futebol (TF) são a escolha ideal de calçado para superfícies de gramado de corte curto . Esta será uma grama artificial com perfil muito baixo. Pense nos campos de futebol muito planos e em estilo carpete.
Calçados específicos para gramado têm um número maior de travas ou protuberâncias curtas de borracha bem posicionadas em uma base plana.
Existem dois padrões principais de tachas nessas chuteiras. Um é para grama artificial (com pequenas tachas de borracha) e o outro é mais curto e usado em surperficie mais parecido com gramado natural.
As travas para grama artificial oferecem várias tachas menores, com tachas de borracha na sola externa para maior durabilidade em superfícies artificiais. A grama artificial pode acumular calor durante o jogo e desgastar as tachas de plástico, de modo que os tachas de borracha prolongam a vida útil da chuteira.
As travas de grama artificial são mais curtas do que as travas de solo firme. São ocos para suportar os pellets de borracha(borrachinhas) e evitar que o pé fique preso na superfície. As travas de borracha mais curtas funcionam em conjunto com os pinos de borracha para oferecer maior aderência à grama artificial.
Se você estiver jogando em uma superfície artificial, você deve escolher chuteiras de futebol de solo artificial.
As travas de solo artificiais são normalmente mais duráveis do que outras travas e lidam bem com a natureza mais implacável do solo artificial mais duro.
Embora você possa usar AGs em superfícies macias e duras, é importante evitar o uso de solo macio ou travas de solo duro em superfícies artificiais.
O objetivo dessas pontas é distribuir uniformemente a pressão pelo pé para garantir o conforto das articulações, ao mesmo tempo que proporciona melhor equilíbrio em uma superfície que não oferece tanta aderência.
A maior penetração das travas pode causar lesões durante o jogo devido à textura única do solo artificial.
O ideal, se jogar em solo artificial e macio/duro, tenha um par de chuteiras adequadas para cada superfície.
Gramado Artificial: Chuteira para Society
Já a grama sintética pede uma chuteira própria. Sem as travas longas ou curtas do campo, mas com travas específicas. Esse tipo de chuteira é popularmente conhecido como chuteira para futebol society – a denominação do futebol mais comum nas quadras artificiais.
Esse tipo de calçado é suficiente para praticar esporte sob qualquer clima e estação, com chuva ou sol. Ele proporciona estabilidade e segurança ao jogador, além de sanar as necessidades de fricção entre chuteira e bola.
Travas Longas em Gramado Sintético: Jamais!
O maior erro dos boleiros de ocasião é entrar em quadras de futebol society com calçados feitos para o futebol de campo.
Além de prejudicar o próprio desempenho, colocam os adversários em risco a cada lance.
As travas longas constituem um risco nas divididas e disputas de bola. Por isso devem ser restringidas ao seu “habitat” natural: o campo de grama natural.
Grama Natural: Dois Tipos de Chuteira
O gramado natural pede tipos de chuteira com travas mais longas que as para futebol em campo sintético. Isso se dá pois é preciso que as travas penetrem mais fundo na terra, abaixo da camada de vegetação natural, para uma maior estabilidade do atleta.
Em dias de chuva, por exemplo, é recomendada a chuteira de travas longas – ou de alumínio. Já quando o gramado encontra-se seco, a chuteira de travas curtas, de borracha, dá conta da demanda.
O Número de travas também é importante
Outro assunto para levar em consideração é o número de travas.
Normlamente, as chuteiras vêm com 6 ou 10 travas.
Uma boa dica: mais travas, mais facilidade na movimentação.
Para jogadores móveis, mais ariscos ou que precisam de mais mobilidade, é melhor ir com as de 10 travas . Laterais e atacantes especificamente, alguns meio-campistas também.
Já para o goleiro e os zagueiros, que precisam de mais firmeza e estabilidade em campo, as chuteiras de 6 travas podem ser melhores.
Elas vão oferecer mais força nos choques e divididas. Para casos extremos, com campos encharcados ou com lama, existem as travas de metal ajustáveis.
Nelas, é possível ajustar a altura das travas, que estendidas ao máximo, ajudam a evitar quedas e atolamentos. O ajuste é interessante mesmo para campos secos.
Você é fã de esportes ? Saiba mais nos links abaixo .
Como escolher a chuteira ideal para campo sintético?
Desde a década de 60 uma nova modalidade de futebol foi se espalhando por todo o planeta, em um campo que era maior que uma quadra de Futsal e menor que um campo gramado que vemos nos jogos pela TV.
Você sabe que tipo de futebol é esse?
Se falou Futebol Society, você acertou.
O jogo traz 7 jogadores para cada equipe, em um campo que varia sua largura entre 25 e 35 metros, seu comprimento entre 45 e 55 metros e na maioria das vezes é composto de grama sintética.
Além disso, há também uma regra específica para essa modalidade que é o uso de rede de proteção superior, com no mínimo 10 metros de altura, por cima do campo de jogo.
Chamar o esporte de Futebol de Sete, Society ou Soçaite aqui no Brasil, não é errado. O que é errado é usar chuteiras de Futsal para a prática do esporte.
Isso sim pode gerar um grande problema para o atleta.
O campo de Futebol Society possui borrachinhas pretas bem pequenas que e se movem de acordo com os passos dos jogadores.
Quando alguém joga com um uma chuteira de Futsal sobre elas, o solado liso tem um atrito muito baixo na superfície formada pelas borrachinhas, então parar é uma tarefa bem complicada.
Além disso, pode trazer uma contusão para o próprio jogador, em um momento de esticar demais suas pernas ou até à seu adversário, por não conseguir evitar um impacto entre eles, por exemplo.
Da mesma forma que as chuteiras sem travas não devem ser usadas, os modelos projetados para os campos também não são indicados.
Como possuem travas mais altas, projetadas para conseguir maior tração em gramados naturais de base terrosa, novamente os movimentos dos jogadores ficam prejudicados.
Nos gramados artificiais, de base sintética, não há espaço para as suas travas penetrarem, o que novamente prejudica estabilidade e tração dos jogadores e pode causas acidentes e contusões inesperadas.
O certo então é utilizar os modelos projetados especialmente para o futebol society, com as travas baixas, de geometria menor e quantidade muito maior, que conseguem fazer com que os movimentos sobre a grama sintética e as borrachinhas pretas sejam o mais seguros possíveis.
Fazendo com o que o jogador use toda a sua atenção só para as jogadas e não para se manter de pé ou sem escorregar.
Para escolher a melhor chuteira society é preciso considerar alguns pontos.
Escolher uma chuteira para campo sintético ideal é um investimento.
Dessa forma, para não errar na escolha, você precisa considerar pontos como estabilidade, flexibilidade, tração e respirabilidade. Além disso, observe todos os componentes da chuteira.
Saiba quais são as dicas para escolher a melhor chuteira society :
Preze pela estabilidade
É primordial que a chuteira ofereça o apoio necessário para jogar.
Logo, o calçado deve deixar os seus pés alinhados com o chão durante todo o uso.
Desse modo, você sente a estabilidade que a chuteira pode te proporcionar nas partidas em um campo sintético.
Analise tração e flexibilidade
Dois tópicos interligados são a flexibilidade e a tração da chuteira.
Assim, estes pontos garantem a proteção das suas articulações e impedem que você deslize em campo.
Além disso, não limitam a precisão dos seus lances.
Nesse sentido, você também consegue reduzir o risco de lesões, uma vez que o futebol society exige que os atletas corram a maior parte do tempo.
Portanto, opte por modelos que protejam toda a região do pé a de cada impacto.
Procure chuteiras com respirabilidade
A movimentação intensa promove a transpiração da pele, inclusive dos pés.
Por isso, a respirabilidade precisa ser observada para se ter conforto.
Então, analise se o material interno da chuteira foi construído com tecnologias capazes de dissipar o suor e evitar que o meião fique molhado durante o jogo.
Conheça os componentes da chuteira
Assim como os calçados usuais, a maioria dos esportivos também contam com cabedal, palmilha, entressola e solado.
Assim como a amarração firme do calçado, estes pontos conferem maior ou menor conforto e segurança. Isso vai depender do que são feitos e da experiência do jogador.
Cabedal: é a parte externa da chuteira, composta pelo corpo do calçado, língua ou lingueta. Tem como função a proteção aos pés. Geralmente, é elaborada em couro sintético, fácil para limpar;
Entressola: fica entre o cabedal e o solado, o que garante o amortecimento do impacto. Portanto, é o local no qual se encontram amortecedores e espumas;
Solado: no caso da chuteira society, é onde estão as travas baixas, parte de contato com o chão. Garante tração, aderência e estabilidade, de modo que a chuteira “se prenda” rapidamente ao gramado sintético, para favorecer a corrida do jogador;
Palmilha: no mercado, existem modelos ortopédicos e removíveis. Essa é a parte da chuteira que assegura que seus pés estejam e permaneçam na posição ideal.
Então, agora que você já sabe tudo sobre Chuteira de Futebol, aproveite os conteúdos do blog para estar sempre bem informado: