Por um mundo sem racismo: bola temática da Penalty marca a estreia do NBB 20/21
“Por um mundo sem racismo”. A mensagem que marcou a estreia da nova temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). A bola preta que deu início à partida entre Flamengo (RJ) e Minas Tênis Clube (MG), nesta terça-feira (10), foi inspirada no desenho vencedor do concurso cultural #ABoladoJogo, promovido pela Penalty e pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
A criação é da estudante de Campina Grande (PB), Luana Santa Cruz, de 14 anos, e foi replicada pelo artista plástico Tom Veiga na Penalty Crossover 7.8 – bola oficial do NBB . Os dois fizeram uma live no perfil oficial do NBB no Youtube em que conversaram sobre a linha artística adotada para a pintura da bola.
“O desenho da Luana me chamou a atenção pois é muito atual. A arte não tem o objetivo de deixar algo bonito, a arte é uma forma de expressar uma opinião, transmitir uma mensagem”, explicou Veiga.
O JOGO
Na partida em que a bola Penalty estilizada foi protagonista, o Flamengo superou o Minas em 34 pontos.
O placar contabilizou 102 pontos do time do Rio de Janeiro e 68 para a equipe mineira, no primeiro dia de competição do NBB, em partida realizada no Maracanãzinho.
LEILÃO BENEFICENTE
Após a rodada inaugural, a bola segue para leilão. Os lances podem ser enviados a partir do dia 17 de novembro, pelo site do NBB. O valor arrecadado será destinado à instituição “Casa do Menino”, que atende crianças e adolescentes em Campina Grande (PB), cidade da vencedora do concurso.
(Crédito fotos: Gilvan de Souza/LNB)