Beach TennisBeach Tennis | O Guia Completo, O que é, História e Regras

Beach Tennis | O Guia Completo, O que é, História e Regras

Se você é o tipo de pessoa que não consegue deixar de praticar esportes, saiba que o Beach Tennis é um dos esportes que mais avançou nos últimos anos.

Beach Tennis

Na verdade, para além de ser altamente exigente, esta é também uma atividade física que permite queimar calorias, fortalecer todos os músculos e melhorar outros pontos da estrutura física, como a compatibilidade de coordenação e/ou flexibilidade.

Além disso, este é um esporte que todos, desde crianças até idosos, podem praticar. Embora muitas pessoas pensem que o tênis de praia é semelhante ao tênis, você deve saber que ele possui características essenciais que o tornam um ótimo treino.

O que é Beach Tennis?

Mesmo que muitos acreditem que o beach tennis seja um esporte novo, você deve saber que ele nasceu em 1987 na província de Ravenna, na Itália.

Porém, foi somente em 1996 que começou a se tornar popular entre o público e, portanto, profissional, quando a Federação Internacional de Tênis (ITF) estabeleceu certas regras para o esporte.

A modalidade reúne uma combinação de diversos esportes famosos: Tênis, Vôlei de Praia, Badminton e Frescobol, esportes que exigem muita atividade física.

Por outro lado, embora existam muitas semelhanças, o esporte é diferente, a começar pelos acessórios utilizados, como as raquetes, que possuem características próprias para o atleta que está prestes a competir.

Mas afinal, qual a principal característica do beach tennis? Para praticar esse esporte é preciso areia, raquetes, bolas e redes.

O objetivo é utilizar uma raquete para lançar a bola na quadra adversária, evitando que a equipe adversária toque nela e caia no chão.

Atualmente, a Confederação Brasileira de Tênis é o órgão dirigente da modalidade no país. Em 2017, o maior evento de tênis de praia do mundo aconteceu em Niterói com a participação de 700 atletas.

O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo se deve à facilidade com que as pessoas aprendem a jogar e ao prazer que isso proporciona, mesmo para quem nunca jogou.

Além disso, também é uma ótima opção para quem quer melhorar a condição física e cuidar da saúde.

Atualmente no estado de São Paulo existem mais de 140 localidades, entre academias, clubes e espaços de condominios, com mais de 400 quadras para a prática deste esporte.

Quais são regras para praticar Beach Tennis?

Vale lembrar que o beach tennis é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa, independente da idade, antes de falarmos sobre as regras e pontuações.

Além disso, pode ser jogado de duas formas: individualmente ou em duplas.

Em relação à pontuação, é importante explicar que a pontuação é feita por pontos, games e sets.

Por exemplo, completar um ponto significa que aquela pessoa ou dupla completou o jogo, mas, como os pontos são calculados?

Isto pode parecer confuso no início, mas é muito mais simples do que muitas pessoas imaginam:

  • Primeiro ponto (15);
  • Segundo ponto (30);
  • Terceiro ponto (40);
  • O quarto e último ponto corresponde a vitoria do game.
Em caso de empate (40 a 40), o que pode acontecer, quem marcar os próximos dois pontos ganha o jogo mas deve seguir.
Esta regra muda apenas em torneios quando é definida nenhuma vantagem (sem vantagem), ou seja, a equipe vence a partida a partir do primeiro ponto após empate.

O que “game” significa, afinal?

O game é a partida , ou seja, o conjunto de games equivale a um set. Portanto, a dupla vencedora é aquela que passa pelos seis primeiros sets.

Se o placar estiver empatado em 5×5, a partida irá para 7, porém, se o placar estiver empatado em 6×6, a partida passará para a fase de “empate”.

Nos tie-breaks, diferentemente do cálculo usual que explicamos anteriormente, eles são contados em uma ordem simples, começando do número 1 até o número 7. Vence o atleta ou dupla que completar o set primeiro.

Lembre-se: sempre há vantagem de dois pontos, caso contrário, em um empate de 6 x 6, você deve continuar jogando até ficar dois pontos à frente do time adversário.

O que é necessario para praticar o Beach Tennis e quais são as características?

Quando se trata de beach tennis, é preciso ficar atento a 3 pontos importantes: a quadra, a bola e a raquete.

Pensando nisso, para ajudar você a entender melhor esse tema, explicaremos as características de cada tema.

A Quadra de Beach Tennis

Ao contrário do tênis, o Beach Tennis é um esporte que deve ser praticado na areia, afinal é tênis de praia. Portanto, o terreno deve ser inteiramente constituído de areia.

Depois, para marcação, usamos fitas que mudam de cor de campo para campo. No entanto, embora a medida possa mudar conforme o tipo de jogo, a rede permanece na mesma altura em ambas (1,70 m de altura).

Além disso, ela precisa ser própria para os jogos de beach tennis, caso contrário, a bolinha poderá passar pelos furos e estragar com a rodada, né? Por isso, nada de acessórios de outros esportes.

Sobre as Bolinhas de Beach Tennis

Indispensável para os jogadores de beach tennis, as bolinhas precisam seguir algumas exigências, sabia? Embora ela seja muito similar às bolas de tênis, a sua diferença está exatamente na pressurização, onde elas atingem 50% menos de pressão, deixando-as mais murchas.

Além da pressão da bola, eles também vêm em cores diferentes, meio amarelo e meio laranja, facilitando a visualização durante as partidas, principalmente em condições de muita luz, como no verão ou na praia.

Em caso de dúvida sobre qual bola comprar, procure uma bola marcada como “Stage 2”, pois esta é uma das bolas recomendadas pela Federação Internacional de Tênis.

A Raquete de Beach Tennis

As raquetes de Beach Tennis, ao contrário das raquetes de tênis possui redes trançadas, são acolchoadas e possuem furos na base. Em termos de materia prima, são feitos de materiais diversos e podem realizar diferentes habilidades na partidas.

Afinal, quem não quer mais conforto e maior desempenho na hora de jogar, não é mesmo?

Para ajudá-lo a entender cada materia-prima, fornecemos a lista abaixo:

  • Fibra de vidro: ajuda o jogador a ter mais flexibilidade na hora de bater na raquete, tornando a recepção da bola mais leve;
  • Kevlar: Feito de fibras sintéticas, é sete vezes mais resistente que o aço. Isso aumenta a resistência do acessório, garantindo maciez à raquete;
  • Carbono: Contém algumas alterações do Full Carbon. Na verdade, quanto mais fibras a casca tiver, mais resistente e ágil será a raquete;
  • Balance: Em algumas raquetes, o balance perfeito é encontrado no cabo (ou cabeça). Quando esse balance é feito através da alça, dá mais potência ao jogador e, portanto, maior controle em cada movimento.

Veja alguns modelos disponiveis :

Que benefícios para a saúde o Beach Tennis traz?

Assim como qualquer outro esporte, o Beach tennis também traz muitos benefícios à saúde dos praticantes.

Além de possuir excelentes propriedades aeróbicas, também ajuda a fortalecer todos os músculos porque necessita de diversas partes do corpo, como pernas, braços e tronco (músculos abdominais) para impulsionar os melhores movimentos durante a brincadeira e, portanto, benefícios para essas partes do corpo.

Com isso em mente, vejamos alguns outros benefícios do Beach Tennis para a saúde do corpo:

  • Trabalha todo o corpo;
  • Promove concentração;
  • Ajuda a fortalecer os músculos;
  • Gasto energético e calórico;
  • Apoio à decisão;
  • Aumentar a resistência aeróbica;
  • Melhorar as relações interpessoais;
  • Melhorar a coordenação e a mobilidade;
  • Reduzir sentimentos de estresse e ansiedade;
  • Proporciona mais agilidade e movimento; E mais!

Você ama outros esportes além do Beach Tennis ? Saiba mais nos links abaixo .

Aqui no Blog da Penalty falamos também sobre:

Futebol
Basquete
Volei
Beach tennis
Futevolei
Ciclismo
Beach Soccer
Futsal

Classificação e Federação

Existem classificações para iniciante (C), intermediário (B) e avançado (A), além de especialistas.

Com o aumento do número de jogadores e a percepção dos campeonatos como eventos de entretenimento, vale lembrar que a adoção da Classe D (ou Recreação) como forma de atrair novos tenistas é cada vez mais popular.

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) rege o esporte nacional e cada estado possui sua própria federação (filiada à CBT).

Mas existem circuitos e organizações paralelas que organizam eventos que não são homologados pelo CBT.

Ao olhar apenas para eventos sancionados, existem campeonatos mundiais regulamentados pela ITF (Federação Internacional de Tênis), campeonatos nacionais (CBT) e campeonatos estaduais.

Existem também rankings mundiais da ITF.

Agora que você já sabe tudo sobre Beach Tennis, aproveite os conteudos do blog para estar ainda mais informado:

Comments are closed.

error: Content is protected !!