Como ser um pai que apoia uma criança em esportes competitivos
A importância do apoio dos pais para uma criança que pratica esportes competitivos.
O apoio dos pais é muito importante para o bem-estar mental e emocional de uma criança .
Repetidamente, os professores relatam melhores resultados para os alunos que têm níveis mais elevados de envolvimento dos pais – não apenas academicamente, mas social e psicologicamente.
Para as crianças que participam em esportes competitivos, o apoio dos pais é ainda mais importante.
Equilibrar a formação com os trabalhos escolares, lidar com as vitórias e as derrotas e perseverar quando as coisas estão difíceis podem ser boas lições de vida para as crianças.
Mas, podem ser difíceis de aprender; as crianças podem, sem dúvida, compreender estas lições mais facilmente quando sabem que têm adultos que as apoiam.
A maioria das pessoas está familiarizada com o estereótipo do “ pai agressivo ” nos esportes – alguém que está desesperado para que seu filho tenha sucesso, talvez contra os desejos da própria criança.
Talvez você até tenha encontrado um ou dois durante o tempo que seu filho praticava esportes.
Então, como podem os pais garantir que guiarão e apoiarão os seus filhos durante a sua jornada desportiva, de uma forma positiva?
Listadas abaixo estão algumas das minhas sugestões:
Seja seu pai, não seu treinador
Certifique-se de que existe uma distinção clara entre o tempo de treino no campo ou no ginásio e o tempo de relaxamento em casa.
Como pais, queremos o melhor para os nossos filhos e pode ser perturbador vê-los não se esforçarem ao máximo numa sessão de treino ou, de repente, terem dificuldades com algo que normalmente consideram fácil.
Mas repreendê-los por isso depois simplesmente não será útil e pode até mesmo afastá-los do treinamento no futuro.
Da mesma forma, não tente oferecer sugestões bem-intencionadas sobre como você acha que eles poderiam melhorar seu desempenho.
Deixe os treinadores treinarem e você se concentrará em apoiar como pai.
Você pratica outros esportes ? Saiba mais nos links abaixo .
Apoie-os em seus contratempos, bem como em seus sucessos
As crianças que passam muito tempo participando de um esporte geralmente têm bastante experiência de sucesso.
No entanto, eles também experimentarão o fracasso – e isso não é necessariamente uma coisa ruim!
Ensina-lhes que ninguém pode vencer o tempo todo e incentiva o desenvolvimento do bom espírito esportivo em relação aos companheiros e competidores.
Estas são boas habilidades para se ter na vida, assim como no esporte.
No entanto, o fracasso pode, obviamente, ser muito perturbador. Este é o momento em que é realmente importante apoiar o seu filho e ajudá-lo a aceitar a sua decepção.
Embora nós, como adultos, possamos compreender que ser preterido por uma vaga na equipe, ou obter um mau resultado na competição, não é o fim do mundo, isso certamente pode ser o que uma criança sente.
Mostre a eles que a atitude deles é mais importante do que o resultado real e, claro, reforce que você ainda os acha maravilhosos, sejam quais forem os resultados.
Não corrija o treinador deles
Talvez você nem sempre concorde com as decisões tomadas pelo treinador de seu filho, ou talvez às vezes sinta que ele não está pressionando seu filho o suficiente para melhorar tão rapidamente quanto você acha que ele é capaz.
Mas lembre-se sempre de que os treinadores qualificados e experientes que trabalham com o seu filho terão muitos anos de conhecimento específico do desporto e contactos especializados no desporto que poderão recorrer se necessitarem de conhecimentos adicionais numa área específica.
Não menospreze o que o treinador do seu filho disse nem ofereça sugestões sobre coisas que você acha que poderiam ser feitas melhor.
Isso desafia o profissionalismo deles aos olhos do seu filho e pode fazer com que ele não respeite mais o treinador.
O respeito mútuo entre treinador e atleta é muito importante nos esportes de alto nível, seja qual for a idade do atleta.
Dito isto, se alguma vez sentir que há um assunto mais sério que precisa de ser discutido em relação a um treinador, não tenha medo de abordá-lo no seu clube.
Seja a voz deles
Na mesma linha, se algo está incomodando você ou seu filho em relação à atividade esportiva, não ignore o problema. Quer seja um problema com um treinador ou outras pessoas do clube, uma lesão leve que esteja causando problemas ou qualquer outra coisa que os esteja incomodando em casa, fale imediatamente.
Pode muito bem ser algo que seja resolvido com bastante facilidade, mas seu filho depende de você para ter certeza de que está seguro, então você deve sempre tentar eliminar qualquer problema pela raiz o mais rápido possível.
Mantenha a diversão
Acima de tudo, certifique-se de que o esporte do seu filho seja uma fonte de diversão para ele.
É claro que pode haver momentos em que eles achem difícil adquirir uma nova habilidade ou prefiram ficar em casa na frente da TV do que sair para treinar; mas, em geral, participar no seu desporto deve trazer-lhes alegria.
Embora as crianças que também são atletas de alto nível passem muitas horas treinando ou competindo, isso nunca deve ser visto – por você ou por eles – como todo o seu propósito na vida.
Os trabalhos escolares, os amigos e a família, bem como quaisquer outros interesses que tenham, não devem ser esquecidos.
Por mais importante que às vezes possa parecer, tente lembrá-los de que “é apenas esporte”.
Mesmo que o esporte do seu filho ou filha seja algo que possa acabar se tornando uma carreira para ele, você deve garantir que ele saiba que é primeiro uma criança e depois um esportista.
Se eles realmente não estão mais gostando, vale mesmo a pena?
Aproveite os conteúdos do blog para estar sempre bem informado: