EmpreenderOportunidade de negócio: vendas on-line crescem no primeiro trimestre de 2021

Oportunidade de negócio: vendas on-line crescem no primeiro trimestre de 2021

Apesar das adversidades e consequências econômicas que o mundo enfrenta devido à pandemia da COVID-19, os comércios eletrônicos ou e-commerce, como são mais conhecidos, se depararam com um cenário positivo nos últimos meses.
De acordo com informações divulgadas pela Conversation – agência de marketing de conteúdo – no Relatório E-commerce Brasil, as vendas on-line cresceram em 40% no mês de março de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado, representando 1,66 bilhão de acessos em diferentes segmentos de consumo.

DESEMPREGO NO BRASIL E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta o índice de desemprego no Brasil entre os  20 piores números do mundo, a taxa de pessoas fora do mercado de trabalho pode chegar a 14,5% ainda neste ano, deixando o país em 14ª colocação em uma lista de cem países participantes. 
Em um cenário com perspectivas tão difíceis, empreender pode ser a oportunidade de escapar do desemprego e das consequências negativas que a ausência de trabalho podem ocasionar. 

IDEIAS DE EMPREENDEDORISMO 

No início recomenda-se planejamento estratégico e financeiro, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de sobrevivência dos negócios com até dois anos é de apenas 58%. 
Ainda segundo a instituição, os principais motivos do fechamento neste período são: falta de capacitação, organização, gestão pouco competitiva e desatualização nos processos. 
Já que você chegou até aqui, o Eu Sou Penalty separou 5 passos para quem está começando um novo negócio.

1- COMPARTILHE A IDEIA 

Um equívoco natural no início de um jornada pelo empreendedorismo, é ter medo de compartilhar sua ideia de negócio com as pessoas. Tem medo de que copiem sua ideia?
Nossa dica é que a insegurança seja deixada de lado!
Esse momento é importantíssimo para que você trabalhe com o que chamamos de networking, ou seja, uma rede de contatos que pode te ajudar a construir uma imagem positiva. E mais que isso, comunicar ao maior número de pessoas que você está iniciando um novo negócio. 
Além disso, essa também pode ser a chance de conquistar bons fornecedores e de ter contato com alguém que consiga compartilhar experiências.

2- ANALISE A CONCORRÊNCIA 

É fundamental pesquisar o setor que sua empresa atuará. Nossa dica é definir alguns concorrentes e analisá-los. 
Esse pode ser o caminho mais fácil para ter exemplos concretos do que já funciona no mercado que sua empresa irá atuar. 
Claro que essa não precisa ser uma verdade absoluta, com o tempo você saberá com certeza quem são seus concorrentes diretos.
Poderá trabalhar com mais segurança, acelerando a conquista de novos clientes e planejando ações para superar o que seus concorrentes oferecem.

 3- VALIDE OS DETALHES DO SEU NEGÓCIO 

Ter uma visão macro do seu negócio é fundamental, para isso, entender o setor e a concorrência é importante. 
Ademais saber um pouco de cada área que sua empresa pode se dividir, como financeiro, logística, comercial e marketing, por exemplo.
Conheça cada área da sua empresa. 
Mesmo que no início não conte com funcionários para cada um desses setores, seu olhar precisa ser amplo e com visão de futuro.

4- ORGANIZE a área financeira  

Algo que pode atrapalhar em qualquer momento o andamento da empresa é uma vida financeira desorganizada.
Com algumas ferramentas consideradas simples, como as tradicionais planilhas, controlando movimentações de dinheiro e tentando mensurar passos futuros. 
É difícil saber, claro, mas é fundamental ter reservas financeiras para imprevistos.

5- CRIE VALOR AO SEU NEGÓCIO

A última e não menos importante dica é sobre sua empresa apresentar um diferencial em relação à concorrência. Afinal, seu negócio precisa ter algo que saia na frente das demais.
Mas, como?
Uma forma de atingir esse objetivo pode ser por meio de um bom atendimento ao cliente. E, até mesmo por meio da responsabilidade social, posicionando sua empresa em causas importantes, como questões relativas à proteção do meio ambiente e da equidade de gênero, por exemplo. 

E aí, sentiu-se inspirado em se jogar em um novo negócio? 
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