Educação FisicaGuia de inclusão nas aulas práticas de educação física

Guia de inclusão nas aulas práticas de educação física

Por que ainda temos dificuldades em integrar alguns alunos nas aulas práticas de educação física ? Por que ainda é comum nos deparar com times dentro das quadras sem representatividade feminina ou alunos PcD?

inclusão nas aulas práticas de educação física

Essa é uma das maiores preocupações dos profissionais do esporte, e é por isso que criamos um guia que, além de responder essas questões, te ajudará a ser um professor de educação física ainda mais inclusivo com a sua turma.

Por que algumas meninas não gostam das aulas práticas de Educação Física?

O primeiro fato é que, antigamente nas escolas, meninos e meninas eram separados por completo em todas as suas atividades.

Essa regra era um movimento que nasceu em 1960 na Europa chamado “Single Sex Education”.

A justificativa era que separados, podiam ter seus processos de aprendizagem melhor respeitados, pois crianças de sexos diferentes têm aptidões diferentes. 

No entanto, o estímulo ao esporte ou atividades “inteligentes” era, em sua grande maioria, destinada aos meninos, enquanto isso, meninas eram estimuladas a atividades relacionadas ao bom comportamento e afetividade, principalmente no ensino primário.

Você já deve ter notado a diferença entre presentes para crianças de gêneros diferentes: As meninas ganham boneca, cozinha, panelinhas e mais inúmeras coisas relacionadas a serviços domésticos, enquanto meninos recebem bola, carrinhos, jogos de lógica, e outros presentes relacionados a prática de educação física ou intelectual.

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Com isso, concluímos que, o maior vilão dessa situação é a falta de estímulo, que acontece desde os primeiros anos de vida e passa despercebido por pessoas que deveriam se preocupar, na família e na escola. 

O que um professor de Educação Física deve fazer nessas situações?

Por causa desse histórico cultural das escolas, no subconsciente dos meninos, as meninas são delicadas, frágeis, não podem se machucar durante o esporte, ou nem sequer sabem as regras do jogo.

O primeiro passo que um professor deve tomar nessa situação, é mostrar o contrário para toda turma nas aulas teóricas.

Além disso, outra dica é diversificar o esporte das aulas, geralmente a prática do futebol é uma opção masculina nas aulas práticas ou aulas livres, e é muito importante mostrar para eles que vivem em espaços compartilhados onde todos possuem os mesmos direitos.

Aprender a compartilhar o espaço estimula a cooperação, o respeito e o espírito de coletividade entre todos. 

Por último, é essencial que um professor analise todos os aspectos que causam essa segregação.

Eles podem ser inúmeros e muito particulares. Por exemplo, ninguém gosta de ser o último escolhido para um time, o que também não poderia ser considerado um aspecto ruim, mas acontece.

Contudo, se esse for um dos motivos, comece a selecionar meninas como capitães de times, como as que escolhem.

Ou faça uma regra que intercale meninos e meninas na hora de montar os grupos.

E sobre a inclusão de alunos PcD (Pessoa com deficiência) na educação física ?

Primeiramente, para um professor conduzir uma aula com esse aluno, é preciso que ele tenha preparação certificada.

Lidar com essa situação requer adaptação do espaço físico, material didático adequado, método adequado de ensino e apoio técnico-pedagógico especializado.

Ou seja, sem essa formação não é possível alcançar a verdadeira inclusão no cotidiano escolar.

Abraçar a inclusão desse aluno nas aulas de Educação Física, estimula o restante da turma a socialização, cooperação, solidariedade, companheirismo, a responsabilidade e o respeito ao outro sem discriminação de características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. 

Por isso, se você é um professor que acredita no potencial esportivo de todos os seus alunos, procure instituições de ensino que irão melhor te conduzir a formação de cursos de capacitação e reciclagem.

A Penalty acredita que, com muito esforço e dedicação, a inclusão na escola pode sim acontecer.

Além disso, precisamos caminhar juntos e deixar a prática esportiva acessível a todos.

Então, Agora que você já sabe tudo sobre a inclusão nas aulas práticas de educação física, aproveite os conteudos do blog para estar cada dia mais informado:


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