3 exercícios de aquecimentos lúdicos e criativos
Despertando a Diversão com Exercícios de aquecimentos lúdicos e criativos para Crianças
Quem disse que exercícios de aquecimento precisam ser monótonos e entediantes?
Quando se trata de incentivar as crianças a adotarem um estilo de vida ativo e saudável, a chave é tornar o processo divertido e envolvente.
Abaixo, vamos explorar o maravilhoso mundo dos exercícios de aquecimentos lúdicos e criativos para crianças, que não só preparam seus corpos para a atividade física, mas também despertam a alegria, a imaginação e a energia inesgotável que só os pequenos possuem.
Através de jogos, histórias, músicas e atividades interativas, esses exercícios não apenas aquecem os músculos, mas também aquecem os corações das crianças, proporcionando um ambiente onde o movimento se funde com a diversão.
Prepare-se para descobrir uma abordagem emocionante e eficaz para estimular a atividade física em crianças, ao mesmo tempo em que fomenta seu desenvolvimento cognitivo e social.
Vamos dar as boas-vindas à magia do aquecimentos lúdicos e criativos, onde o sorriso no rosto é tão importante quanto o suor no corpo.
Aquecimento 1:
(Aquecimento de esportes como futebol ou futsal)
Material:
- Rolo de fita adesiva
- 2 Cones:
- 2 Bolas:
Preparação do ambiente:
Faça uma marcação em formato de cruz em apenas um lado da quadra. Nesse aquecimento, as crianças só usarão o espaço da linha do meio da quadra, até a linha de fundo.
Separe a sua turma em duas equipes e coloque cada equipe em um lado da quadra. O espaço de cada equipe vai da linha do meio às linhas laterais, respeitando a marcação amarela e o espaço da outra equipe.
Coloque as equipes em fila, ou dê uma numeração para cada aluno para que saibam a sua vez de tomar ação.
O aquecimento é assim: na sua vez, o aluno chutará a bola para o gol. Se acertar a trave, toda a equipe dará uma volta no cone e voltará para o seu espaço inicial.
A equipe que der 3 voltas primeiro ganha a competição. Se o primeiro chutar e não acertar, ele buscará a bola correndo para entregar para o próximo da fila.
O nosso parceiro e preparador físico da seleção brasileira e do time de futsal Magnus, mostra como esse aquecimento acontece na prática:
Aquecimento 2:
(Aquecimento de esportes como basquete, handebol, etc.)
Material:
- Cone
- Bola
Preparação do ambiente:
Coloque o cone no centro da quadra e segure a bola enquanto a turma se divide em 2 equipes.
Nesse jogo, as duas equipes têm o mesmo objetivo, derrubar o cone. A equipe que derrubar o cone recebe um ponto. Ganha o jogo a equipe que completar 5 pontos primeiro.
Ao apitar o jogo, o professor jogará a bola para cima. Assim que um aluno pegar, ele passará a bola para alguém da sua equipe.
Quem está com a bola não pode sair do lugar, por isso que tocar será fundamental para aumentar as chances de acerto no cone.
Dentro do círculo grande do meio da quadra, ficarão 2 integrantes defendendo o cone do ataque inimigo.
Você é fã de esportes ? Saiba mais nos links abaixo .
Aqui no Blog da Penalty falamos também sobre:
Futebol
Basquete
Volei
Beach tennis
Futevolei
Ciclismo
Beach Soccer
Futsal
Aquecimento 3:
(Aquecimento de esportes como vôlei)
Esse aquecimento é um pouco mais complexo, mas temos certeza de que será o preferido da sua turma!
Material:
- Rede
- Bola
Preparação do ambiente:
Monte a rede no meio da quadra e utilize a marcação da linha de Vôlei.
Nesse jogo, a turma será separada em duas equipes e posicionadas dos dois lados da quadra.
O objetivo é eliminar todos os adversários, assim:
Exemplo:
- Na equipe 1 estão: Lucas, Julia, Talita, Breno e Letícia.
- Na equipe 2 estão: Marcos, Felipe, Bruna, Olívia e Gustavo.
A equipe 1 começa. Lucas arremessa a bola da linha de fundo para a outra equipe e diz: Morte a Marcos!
Se a equipe 2 deixar a bola cair, Marcos sai do jogo. Se a equipe 2 conseguir pegar a bola, não acontece nada, apenas conseguem a vez de eliminar alguém do time adversário.
Mas, vamos supor que a bola caia no chão e Marcos saia. A equipe 2 terá a vez do saque, podendo gritar morte a qualquer um da outra equipe, ou “Vida a Marcos” e Marcos volta ao jogo.
E assim, o jogo seguirá até que uma equipe consiga eliminar todos os integrantes da equipe adversária, podendo escolher entre morte a um adversário, ou vida a um amigo da equipe.
Regras:
- Saque sempre da linha de fundo e apenas quando alguém “morre”;
- Se uma equipe conseguir pegar a bola do saque do time adversário, ela pode passar para mais 3 amigos antes de jogar para o outro lado da quadra;
- Não é vôlei, a bola pode ser pega na mão antes de passar para um amigo ou pode ser encaixada para evitar que caia no campo.
Ou seja:
Lucas arremessa e grita: “Morte a Marcos!”, mas Bruna da equipe do Marcos pegou a bola e por isso ninguém morreu.
Bruna pode imediatamente jogar a bola para o time adversário e gritar: “Morte a Julia” ou passar a bola para outra pessoa da equipe como estratégia.
Mas Bruna joga a bola para o time adversário e grita: “Morte a Julia”. A equipe da Júlia não conseguiu pegar a bola porque a ação foi muito rápida e por isso ela sai.
Mas Breno faz o saque, grita “Vida a Julia”, a bola cai no chão da outra equipe e ela volta ao jogo.
Se a bola não cair, ela continua fora do jogo até alguém conseguir ressuscitar ela, seja por saque ou ação de jogo normal.
Materiais:
Não se esqueça de que professores cadastrados no Penalty: Na quadra ganham ofertas e descontos exclusivos nos materiais esportivos.
Essa é uma oportunidade de você desenvolver esses aquecimentos lúdicos e criativos de maneira inovadora e ainda não gastar muito por isso!
7 Comments
Comments are closed.
Pingback: Futevôlei: como começou? - #EuSouPenalty